segunda-feira, 21 de junho de 2010

Quando penso em utensílios de cozinha, imagino sempre aqueles de melhor qualidade porque sei que eles deverão ter uma vida útil maior do que os produtos "mais ou menos" que atendem a expectativa de se pagar pouco.
Não tinha idéia da infinidade de opções que existem para a famosa mala do Chef.
Encontrei preços variados de R$ 190,00 a R$ 400,00, lógico que essa diferença se dá pela qualidade dos itens que a compõem e em especial pelo modelito da maletinha...o que me salta ao olhos também...mas isso agora não vem ao caso...voltando...

Elas, geralmente possuem 11 peças: 1 faca para tornear 8cm, 1 faca para legumes 10cm, 1 faca para filetes 15cm, 1 faca de cozinha 15cm, 1 faca de cozinheiro 25cm, 1 faca santoku 17cm, 1 faca para trinchar 25cm, 1 garfo para trinchar 16cm, 1 faca para salmão 25cm e 1 fuzil 23cm.
Embora o preço seja o verdadeiro chamariz, ele não deve ser o seu "foco principal", quando o assunto é escolher facas para o seu uso pessoal ou profissional.
Dentre algumas coisas ,que aprendi  em minha vida relativa a facas, é que quanto mais cega elas estiverem maiores serão as suas chances de se machucar.
Estranho né?
Também pensei assim um dia..se cortar com faca cega parece ser o cúmulo da ignorância, mas o fato é que para se cortar algo com uma faca cega é preciso imprimir uma força maior do que a normal e então a possibilidade de acidentes eventualmente serão maiores.
Outra coisa importante uma boa faca deve ser pesada, materiais leves fazem com que o fio não permaneça amolado por muito tempo.
Uma das formas de manter as suas facas no ponto certo e preservadas de maneira correta é ter um bom fuzil.
Calma, um fuzil de cozinha nada mais é do que um amolador de facas.
Lembrem-se que afiar uma lâmina, não é para qualquer um...todo cuidado é pouco, portanto compre um bom afiador e uma faca de bom material.
Pra finalizar a grande dúvida e também o diferencial da qualidade do material que você vai comprar, qual o melhor tipo de aço?
Aço ou Aço inoxidável, eis a questão!
O aço é resultado da liga entre o ferro e o carbono.
É muito comum o uso de outros elementos as ligas de aço, tal como o cromo,manganês, níquel e tantos outros.
Eles terminam por desconfigurar as características do aço e barateiam seu custo, já que o aço puro é como eu diria: uma "espécie em estinção".
O ideal é obtar por facas de aço inoxidável, pois as memas, são mais aptas a suportar condições ambientais diversas e sobretudo resistem melhor a oxidação.
Emfim, opte por qualidade e leve em consideração essas dicas, você vai comprar um material de qualidade e de alta durabilidade se conserva-las de maneira adequada.
Tenha amor por seus utensílios, eles te ajudarão a criar maravilhas gastronômicas.

Nenhum comentário: