quarta-feira, 9 de junho de 2010

O clima de copa do mundo se instala.
Engraçado que esse evento geralmente acontece no mesmo ano das eleições para presidente.
É como se instintivamente nosso foco fosse disvirtuado e deixassemos de lado que em breve teremos nas mãos o poder de eleger nossos novos governantes e nosso presidente. Se ganharmos tudo vira uma grande festa, somos até mesmo capazes de esquecer que o salário mínimo não nos permite viver com a dignidade que todo ser humano merece.
Esquecemos que nossos alimentos, o fruto gerado da terra são selecionados e o que sobra para a grande maioria da população é o que foi desqualificado para a exportação, esquecemos que não temos educação para todos e que a saúde é precária e contribuimos assim para aumentar os muros que nos separam e nos classificam de acordo com o nosso poder aquisitivo em pobres, meio pobres, meio ricos e podres de rico.
É nossa desigualdade social se alastra mas estamos, nesse momento, em clima de copa.
Quando penso nisso imagno que na Africa do Sul a alimentação da grande maioria da população de lá deve ser semelhante a nossa, visto que somos todos meio ou totalmente decendentes de africanos.
Mas aí me lembro que a Africa do Sul é o maior país de população branca da Africa, colonizado por Ingleses e que somente uma minoria deve se assemelhar ao Brasil.
No mais vamos noss deixar levar pelo momento, a mídia faz questão de não nós deixar esquecer que em poucos dias essa grande festa começa, de cá torço para que nossa seleção faça o seu melhor e ao mesmo tempo fico antenada nas diversas reportagens para ver se de fato, somos semelhantes gastronomicamente falando, aos Sulafricanos.

Nenhum comentário: