terça-feira, 17 de agosto de 2010

Não é o objetivo desse blog, escrever coisas que fujam de seu tema principal, mesmo porque gosto de escrever sobre coisas que sejam agradáveis a mim e a todos que, de certa forma, comungam comigo de um mesmo gostar.
Mas, como ser humano,dotado de sentimentos,alegrias e angustias que são peculiar à todos os que pensam, não posso deixar de externar a minha decepção diante do sistema social em que somos obrigados a aceitar e conviver diariamente.
Não consigo conceber, que profissionais formados em medicina, que juram prestar atendimento e garantir a saúde da população sem discriminação, conseguem burlar as leis e colocar na mão de pessoas despreparadas ou em via de preparação o maior bem que todo ser humano tem, inclusive sendo registrado em nossa constituição,que é a VIDA.
Infelizmente estamos nas mãos de pessoas inescrupulosas , que tentam burlar o sistema contratando pessoas mal preparadas para trabalhar, simplesmente para pagar a elas um salário mais baixo do que pagariam para um profissional devidamente qualificado e contribuindo assim para a geração de sub-empregos que assola o nosso país e que "todos" nós terminamos nos sujeitando a aceitar, porque se não estamos fadados a ficar a esmo e contribuir para o aumento dos índices de desempregados.
Culpa de quem? Culpar a quem?
Não existem culpados formais e sim uma legião de algozes que indiretamente ou mesmo diretamente condenam a sociedade e seus cidadãos como um todo.
Culpa do Governo que mal distribui a renda e que mal calcula o valor de cada profissão (entenda aqui teto salarial), que super valoriza algumas profissões e pormenoriza tantas outras.
Culpa da instituição que aceita empregar pessoas não capacitadas para burlar o sistema e pagar menos imposto, porque a nossa carga tributaria alcança índices estratosféricos em relação ao resto do mundo.
Culpa da cada um de nós , que como pessoas,dotadas de inteligência, aceitamos as condições que nos são impostas e não lutamos pelos nossos direitos, que nos calamos diante de atos de violência contra idoso,crianças e mulheres. Que muitas vezes pecamos por omissão por não denunciar aquilo que nos incomoda em todas as esferas( educação, saúde, política, economia e etc.).
Precisamos sim, colocar em prática nossos direitos e valores morais e éticos..porque o mundo precisa de pessoas que sejam seres humanos capazes de dizer não quando preciso, dizer sim quando necessário e distribuir gentilezas..porque só assim seremos melhores sempre com o nosso próximo.
Sensibilizo-me com a morte da pequena Joana e peço a Deus que sua família (mesmo em meio ao caos interno dela) possa ter forças para passar por esse momento de dor.

Nenhum comentário: