quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ontem me bateu aquela dúvida, porque temos que necessariamente comer bacalhau na páscoa?
Existia bacalhau naquele tempo?
A única explicação lógica seria pelo fato de termos sido colonizados por Portugueses, porque esses sim comem bacalhau.Brasileiro que é brasileiro, acha bacalhau caro demais. Olhem bem,estou falando de bacalhau de primeira com filet alto de 4 dedos e não daquela nesga de bacalhau sith que vende no mercado, que alias é uma vergonha.Nosso litoral extenso nos privilegiou com uma variedade enorme de peixes, afinal quem não gosta de um bom vermelho, uma boa pescada amarela?
E hoje que já se pode encontrar postas de salmão a preços sugestivos.
Taí, porque não salmão de páscoa?
Deve ser uma boa, acampanhado de brocolis,cenouras baby, ervilhas frescas, fatias de tomate e um arroz bem soltinho.
A dica é especiamente para todas (os) que gostam de cozinhar mas tem habilidades limitadas ou que se sente meio desajeitado na cozinha...calma..tudo pode dar certo.
Geralmente compro postas de salmão bem rosadas, observe pois, elas vem com pele e eventualmente é necessário se passar o lado liso da faca para retirar algumas escamas, as espinhas por serem grandes dá pra ver e tira-las numa boa.
Corte dois limões, pegue o shoyo, triture alguns dentes de alho e um tablete de caldo Vitale de legumes (isso mesmo).
Coloque tudo em uma pequena tijela e disssolva com um pouquinho de azeite de oliva. Passe com a própria mão o tempero nas postas, em ambos os lados e levemente faça pequenos furinhos nelas para que o caldinho penetre na posta. Deixe de reservado.
Uma dica não perca tempo cortando cenouras em cubinhos ou abrindo latinhas de ervilha. Tem tudo isso congelado...e mais natural. Tenha apenas um cuidado maior com o brocolis. Prefira o ninja rende mais..cozinhe-os no vapor.Não os deixe moles demais...isso pode comprometer a sua receita.
Depois de pelo menos 30 minutos vire as postas. Enquanto isso reserve papel laminado, corte-os de maneira que você possa criar uma espécie de envelope..,uma certa sobra de tamanho.
Coloque as postas dentro desse envelope e também uma porção dos legumes cozidos no vapor.
Feche bem fechado as bordas do papel de maneira que o ar não saia e leve ao forno, por pelo menos 20 minutos.
O vapor vai se encarregar de cozinhar as postas e agregar o valor dos temperos aos legumes.
Só não se assuste se abrir o forno você encontrar o envelope estufado, é exatamente isso que vai dar um sabor especial ao seu salvão no vapor ou melhor na saúna.
Lembre-se se falta um pouco de sal o ideal é que cada um coloque no seu prato.
Azeite de Oliva nunca é demais, use e abuse dele também...no mais uma deliciosa páscoa para todos vocês.
Depois me contem se não ficou legal.

Nenhum comentário: