quinta-feira, 1 de julho de 2010

As farras gastronômicas juninas foram finalizadas, hora de voltar a nossa rotina normal.
Outro dia, observava as pessoas em um restaurante a kilo aqui perto do meu trabalho.
Embora se tenha uma quantidade razoável de saladas, nós soteropolitanos e brasileiros não somos muito adeptos a folhas e leguminosas.
De comum, todos os pratos tinham feijão e suas mais variadas combinações: puro, feijão fradinho, feijão tropeiro, feijoada...realmente ele é o senhor maravilha da culinária brasileira.
Eu, faço parte de uma minoria que se tiver outra coisa prefere em vez de comer feijão.
Não o desmerecendo..em hipótese alguma posso negar o seu valor nutritivo e cultural visto que o mesmo faz parte das nossas raízes africanas e portuguesas.
A questão é que feijão puro não me atrai tanta quanto um bom prato de salada.
Continuando...
O fato é que um bom feijão tem que ser bem feito..e fazer ma feijoada maravilhosa tem ciência.
Sério!!! Existe todo um ritual que precisa ser seguido para que a feijoada fique no ponto certo, e tanta coisa que você tem que fazer de véspera que deixa qualquer um zonzo...resultado..admito não sei fazer feijão nem muito menos feijoada.
Podem rir...é verdade..não sei fazer porque nunca tentei..e acredito que faria, não perfeita mas pelo menos comível.
Taí uma das coisas que tenho vontade de fazer e ainda não fiz por medo de dar errado..
Tive alguns que disseram: vou te ensinar e até hoje espero.
Outros que se negaram viementemente em ensinar a mim algo na cozinha, resmungando que era uma ofensa eu não saber fazer feijão.
Não sei e ponto..no dia que souber aviso a todos!!
Quem quiser pode se habilitar estou disposta a aprender.

Nenhum comentário: