quarta-feira, 5 de maio de 2010

Embora muita gente ache que eu só me alimente de camarão ou peixe, sinto informar sou carnivora de carterinha....adoro carne mal passada e bem feita.
Tá ai, enquanto que cozinhar não exige muita sabedoria, escolher uma boa carne sim..tem ciência.
A qualidade da carne afeta no seu paladar, não tenha dúvidas disso.
Quantas vezes vc se pegou dizendo no resturante que o filet que vc pediu estava duro?
Não existe carne dura, existe carne mal escolhida e mal cortada..porque ela tem um corte que a faz ficar macia ou não.
Eu já fui fã de filet mignon mas atualmente tenho optado por comprar miolo de alcatra que além de ser mais barata é mais macia, e vem em pedaços menores.
O filet vem em uma peça grande e nem sempre compramos pra usar logo de primeira, deixamos ela no freezer muitas vezes e isso por si ´so já ajuda e endurecer a carne.
Carne é comprou preparou! Perca essa hábito de estocar carne com medo do preço aumentar.
Prefira cortar fatias mais grossas, com dois dedos de largura isso vai ajudar a deixar seu bife mais macio ainda.
Nada de muito enfeite pra temperar também, uma pitada de shoyo, um pouco de alho, pimenta do reino branca pra não atacar seu figado, um tablete de caldo de carne Vitalle (adoro essa linha), deixe alguns minutos de molho e depois passe seu bife ao seu gosto.
Eu, faço da seguinte forma: corto cebolas em forma de meia lua bem finas, coloco na frigideira um pouqinho de azeite de oliva e um colher de manteiga e coloco as cebolas para dourar regando-as com uma pitada de sal.
Isso faz com que a panela já fique pré aquecida e com esses dois temperos já misturadinhos.
Quando eu coloco o bife sobe aquele aroma, não deixe ele na panela por muito tempo se não ele gruda, vire de um lado para o outro e de tempos em tempo aperte o meio da carne com o garfo, ela vai dourar primeiro a parte de fora pra depois cozinhar por dentro.
Quando deixa-la no seu gosto jogue as cebolinhas por cima e pronto.
Saborei seu bife.

Nenhum comentário: