segunda-feira, 21 de março de 2011

Nem mesmo uma geladeira vazia é capaz de bloquear a criatividade.
E digo mais, são nesses momentos de "fartura - onde falta tudo" que a criatividade deve se fazer presente.
Recentemente me uma reunião de amigos, regada a vinhos de diversas castas de uvas foi que coloquei toda a minha criatividade para funcionar.
A ideia era preparar algo rápido, prático e light.
Na geladeira além de muito espaço vazio, existiam alguns ingredientes que combinados poderiam resultar em uma receita improvisada de Brusquetta.
Para aqueles que não sabem, brusquetta é uma receita típica italiana. É um antepasto preparado com uma base de pão, regado com azeite e esfregado com alho.
Uma das mais conhecidas é a de Tomate, geralmente fresco, acompanhado de manjericão também fresco, mas existem inúmeras combinações possíveis e ao gosto do freguês.
Na ausência de pão, haja visto que estava na casa de uma pessoa que vive a base de dieta, optei por criar o que chamei carinhosamente de Torasquetta, brusquetta feita com torrada mesmo.
Separei os tomates, um pedaço de cebola, pasta de alho, cream cheese e azeite e coloquei tudo em cima de uma bancada.
Ao separar as torradas, tive um insight...
Encontrei no armário um pacote de granola e já que estava na casa de alguém light resolvi misturar tudo para ver no que dá. Fiz uma pasta com os ingredientes acima, uma pitada de shoyo e para dar uma refrescada cortei maças em pequenos cubos. Montei as Torasquetas light, e deixei por cinco minutos no forno.
Retirei do forno, reguei com azeite de oliva e acrescentei o manjericão e levei por mais dois minutos.
A ideia era que a pasta ficasse levemente morna, principalmente para não perder a refrescância das maças que estavam bem geladas.
A granola se encarregava de dar um toque adocicado e o cream cheese o toque salgado.
A loucura parece ter dado certo.
Foi diferente e divertido...e para os adeptos da malhação que se faziam presentes, uma entrada light e sem peso na consciência.

Nenhum comentário: