terça-feira, 15 de março de 2011

Eis aqui..o creme Brulée

Chique, não?
Dá até pra fazer biquinho quando fala o nome desse creme.
Sempre ouvi falar dele, mas como não sou fã de doces, nunca pensei ou se quer imaginei que um dia passaria pela minha cabeça ter a idéia fixa de fazê-lo.
Nas minhas andanças pela internet, descobri que dependendo do lugar, essa iguaria dos deuses, tem um nome diferente.

Crème brûlée (francês para "creme queimado") é uma sobremesa que consiste em um creme rico e cremoso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores etc.
Foi atestado primeiro na França, no livro de receitas de Massialot em 1691. No Reino Unido, é associado com o Trinity College, Cambridge, ao qual, o nome da universidade era queimado sobre a sobremesa com uma brasa quente. Na Catalunha, é chamada de crema catalana, e é feita com limão, laranja e canela. Em Portugal, o pastel de belém guarda algum parentesco com o crème brulée.
Às vezes, ao açúcar queimado era dado uma Reacção de Maillard, ou caramelização, pingando por cima um pouco de bebida alcoólica.

No final dá tudo no mesmo creme brulée.
Curiosamente, meio sem querer fui parar em uma aula na qual aprendi a fazer esse creme, mas faltava algo para que ele saísse perfeito tal quais as fotos que vi.
Faltava um maçarico para o ”toque finale”.
Movi meus pauzinhos (no bom sentido!!) e entre idas e vindas ao shopping, ganhei um de presente.
Não é uma Brastemp, mas para quem está começando está de bom tamanho.
A mão coçou esses dias, olhei na geladeira e na dispensa tinha todos os ingredientes e disse a mim mesma...vai ser hoje.
Separei tudo, peguei a receita, a balança, as medidas certas...e fui toda feliz pegar o meu presente.
Frustação total ou como eu mesma fal: “coitos interruptos”..esqueci que pra funcionar o maçarico precisa de gás.
Putz! Plano abortado! Sabotei a mim mesma!
Fiquei “literalmente” na mão...
Coisas minhas, bem a minha cara.
Mas tem problema não...depois volto aqui para contar o final dessa história.
Com direito aa foto e tudo mais.


Fonte:Wikipédia!

Nenhum comentário: