sábado, 25 de dezembro de 2010

Me rendi as panquecas...

Lutei muito pra não me render as famosas panquecas, sempre as achei “americanizadas demais”...diga se você não já viu em 10 de cada 10 filmes de Hollywood no café da manhã todos comerem panquecas e cereais com leite? É um costume americano...ponto!
Nós , abaixo da linha do equador, gostamos de outras coisas, e eu em particular sou adepta do pão com manteiga e café com leite.
O curioso é que á vinha com essa coisa na cabeça de que queria fazer panquecas, mas desencanei.
Porém, contudo, todavia, entretanto, eis que uma série de coincidências começam a me levar cada vez mais por um caminho sem volta no qual teria que me render aos encantos ou as delicias das famosas e americanizadas panquecas.
Receita simples: farinha de trigo, ovos todos batidos para criar uma massa encorpada e uniforme, com uma pitada de sal e um recheio ao seu gosto (doce ou salgado).
Bati tudo na mão grande com um batedor de cozinha, ops desculpem com um foet (é assim que se escreve? Um gastrônomo tem que falar os nomes corretos dos utensílios.)...enrolado a língua ou não..o efeito final vai dar no mesmo.
Como dizem: comecei logo “pocando”... suei uma cebola e coloquei camarões frescos para que fossem levemente salteados (falei bonito agora heim?).
Preparado o recheio, vamos esquentar a barriga no fogão com uma frigideira..sorry again..uma sautesse (olha outra vez não saber como se escreve esse nome complicado em Francês..mas um dia eu aprendo).
O legal é deixar a sautesse bem aquecida, derramar a massa e rodá-la por toda a panela para que fique uniforme.
Naturalmente depois de pronta a massa se desprende com facilidade e ai é dar uma de malabarista e jogar a panqueca pra cima para virar de lado. Tenha fé, vá com vontade e mande a panqueca para o alto. Confesso que se não fosse parte da culinária, diria que esse ato era pura terapia, relaxa e te deixa feliz.
Resultado as panquecas recheadas com camarão foram um sucesso, não sobrou uma nem para uma foto.
Mas, o bichinho da curiosidade me pegou. Era questão de honra fazer outro tipo, no caso as doces.
Preparei a mesma massa, nas coloquei uma pitada de essência de baunilha. Cozinhei bananas da terra, cortei-as horizontalmente, temperei com um pouquinho de canela e açúcar e pra dar um toque mussarela de bulafa..eis o meu recheio.
Só que em vez de enrolar as panquecas como fiz na primeira, dobrei em quatro formando pequenos leques doces.
Ficou bom...digo ótimo!
Agora já me sinto a rainha das panquecas e pra completar ainda mais o meu reinado..corri e comprei uma panquequeira digna de uma rainha para que as próximas fiquem ainda melhores.

Nenhum comentário: