segunda-feira, 20 de maio de 2013

É triste ter que admitir isso, mas a cada dia estou sendo obrigada a ser "autodidata". Ok...eu sei não ha nada de errado com isso..exceto quando você esta dentro de uma faculdade..acho um tanto quanto chato..ter que aprender por vias próprias...o ensino acadêmico deve ser mais abrangente...deve sair da caixa e olhar pra todos os lados..eles pregam isso..mas não o fazem. O fato é que muitos alunos, digo..ou mais comprometidos e interessados, serão autodidatas em alguma coisa. Já falei aqui anteriormente sobre algumas tendências da gastronomia...e que quase nada ou melhor praticamente nada foi nos dito na faculdade a respeito deles...e eles estão ai na nossa cara...melhor..podem ser uma opção de caminho a seguir por alguém..sei lá...tudo deve ser dito..os caminhos da gastronomia são inúmeros .tem pra escolher..mas é preciso no minimo..ter um conhecimento (mesmo que superficial) de todos eles. Pois bem..resolvi ler a respeito de gastronomia...mas pelo amor de Deus..não pensem que sou uma pessoa que não tenho o que fazer...e que tiro meus fins de semana pra ficar lendo...estou longe disso...leio nos intervalos entre uma tarefa a e outra do trabalho..como forma de refrescar a mente..meus fins de semana são sagrados..ou faço alguma coisa..ou não faço nada...e com certeza as duas não tem nenhuma relação com gastronomia,internet, faculdade... #issonãomepertencenosdiasdefolga.
Então...muito se ouve, muito se fala em gastronomia contemporânea..e o que você vai achar por ai (entenda internet) são inúmeros conceitos, certos e errado..visões particulares das pessoas..que muitas vezes podem te deixar confuso. Pois bem de tudo que li esse trecho é o que mais achei coerente: Cozinha Contemporânea é a cozinha praticada hoje nos grande centros urbanos. Tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está nas tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira. A Cozinha Contemporânea se permite reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato. Ela faz uma síntese das culturas predominantes. É criativa, fresca, multicolorida, cheirosa, alegre. É como as pessoas que vivem e convivem num ambiente multicultural, multiracial. Busca o melhor de cada cultura e o adapta com a praticidade exigida nos dias de hoje e às disponibilidades do mercado e da estação. Praticar a Cozinha Contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo. Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis. Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano, em qualquer lugar. Por isso, a Cozinha Contemporânea também é a "cusine du marché", como dizem os franceses, pois busca o melhor em cada estação, procurando usar produtos no auge de seu frescor e exuberância. 
Em sua essência, lembra a casa de algum antepassado, mas se apresenta moderna, atual e cativante.(não sei quem escreveu , mas afirmo que esta parte em italico..não foi escrita pela minha pessoa).
====
É, aposto que você esta se achando o rei da gastronomia contemporânea..não é? Fazendo aquela correlação com a sua cozinha de casa...não é? Pois acredite...sim..você pode estar praticando uma culinária contemporânea na sua casa. Se você prestou atenção vai ver que um dos pilares dessa vertente é flexibilidade, misturar elementos de várias cozinhas. Se você faz uma receita com camarão, na sua casa e coloca uma pitada de curry, um pouco de leite de coco..você já esta fazendo um prato contemporâneo..não é? Misturou ingredientes de diferentes culturas.
O fato é que não questiono essa vertente..acho digno essa mescla de elementos e ingredientes..mas até que ponto ela começa e ela termina...? Até que ponto tudo que se faz hoje não é uma  mescla/mistura de ingredientes de regiões e culturas diferentes? Pensando assim..todos os restaurantes, de hoje, são representante da gastronomia contemporânea! Ou estou errada? Até que nível essa mescla não descaracteriza as culinárias regionais? Entende o que quero dizer? Muitos dos ingredientes que a culinária baiana, por exemplo, usa, não são ingredientes essencialmente baianos ou brasileiros. Um exemplo é o coentro..que vem do Oriente Médio a salsa vem da Europa..bem como tantos outros..se formos usar essa definição ai de cima...não teríamos o que hoje chamamos de gastronomia baiana...estou errada? Por isso digo que deve haver um limite nesta mescla.
Sou da opinião de que culinária contemporânea esta mais para Cusine du marché do que para a simples mescla de ingredientes de diferentes culturas em um prato. (em outras palavras, acho que precisamos definir melhor essa vertente).
Enfim...apenas divago sobre isso..não posso afirma nada, ainda sou estudante, risos..autodidata...mas posso ainda questionar e propor reflexões para os futuros gastrônomos...porque é preciso se pensar em um rumo, um caminho a seguir e se aprofundar nele e na sua história pra poder fazer uma coisa legal na sua cozinha.
Não há cozinha, sem ingredientes, não há cozinha sem técnicas,  sem experiências, sem resgate...não há cozinha sem misturas...não há cozinha sem história, sem tradição e sem cultura. Investigue, questione e permita-se a descobrir o que as escolas e os livros muitas vezes não vão te ensinar.

Nenhum comentário: