quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bom mais um semestre está a beira do seu inicio...mais precisamente o 6º semestre.
Ao longo desse processo, dessa jornada até hoje < entenda aqui do 1 até o 5º semestre>, muito foi aprendido e admito muito fio deixado de ensinar.
Essa tríade louca de: um seminário, uma avaliação (que pode ser um prova ou um trabalho individual) e uma prova..realmente está em franco declínio em qualquer instituição de ensino superior...exceto na Ufba que parece ser condição Sinequanon para todos os professores.
Nessa condição "imutável de ensino"..muito se aprende e afirmo novamente: muito se deixou de aprender.
Fora que professores diferentes para as mesmas matérias, a cada semestre, vem causando um deficit de ensino a cada ano.
Calma explico..um semestre tem um professor e no outro com outra turma outro professor...alguns são mais minuciosos, outros nem tanto...pois bem, tem coisas que o sétimo semestre (a minha frente ) aprendeu nas aulas que eu nunca aprendi e com certeza tem coisas que nós vimos e eles não. Fato. Ponto...não aceito qualquer discussão a respeito disso porque provo por A+B o que estou dizendo.
Eu não posso falar em relação a todos, mas posso falar em relação a mim...em momento algum me foi passado as novas tendências da gastronomia moderna...fora outros tantos assuntos que passaram despercebidos (quiça ignorados mesmo!).
E como estamos a beira de fazer gastronomia hospitalar, o conceito de Comfort Food, vai aparecer muito e nós, que nunca fomos apresentados formalmente a ele..vamos ficar constrangidos de dizer era isso e eu não sabia.
Pois bem...segundo alguns sites da internet o que se chama de Comfort Food é justamente o que o seu nome já diz: "comfort, de confortável, que lembra aconchego, aquele cheirinho especial vindo da cozinha que invade os outros cômodos da casa e acabam ficando pra sempre na memória da gente. Esse tipo de comida, que mexe com as memórias e traz a sensação de bem-estar, de ser cuidado, está totalmente ligada à infância e ganha cada vez mais adeptos no mundo. Isso porque os restaurantes de comfort food estão em alta: na onda contrária ao fast food e avessa às receitas superelaboradas, o que conduz a culinária comfort é a simplicidade (retirado do site: http://www.consul.com.br/o-que-e-comfort-food/)".
Então, você sabia o que era ou não sabia? Sabia sim...mas ninguém nunca chegou pra lhe dizer que essa era uma tendência moderna e que ela tinha nome e sobrenome...ou alguém te disse? Não minta...Os professores da Ufba comeram mosca e pelo visto gostaram do sabor. Que me perdoem os mais certinhos, o que seguem a linha, mas a grande maioria não está nem ai pra nada...
Quer ver outra coisa que está em ampla ascensão e ninguém nunca tocou no assunto, é a chamada Raw Food.  Sim a base do Raw food é cozinhar sem fogão..epa nem pense que isso é culinária japonesa porque não é só isso.  Ela também é conhecida pelo nome de Crudivorismo, hábito de se alimentar de comidas cruas que passam pelo cozimento abaixo de 40 graus. Macarrão e arroz, por exemplo, não são cozidos, mas desidratados.
Isso..é tudo desidratado, muita salada, castanhas, frutas, flores, algas..tudo que seja organico e produzido sem agrotóxico...familiar não é? Mas ninguém te falou o nome correto dessa vertente.
Quer mais...vá buscar o conceito do que é Intuitive Food. Como sei que você não vai fazer isso, a sua filosofia é criar uma relação saudável com a comida a mente e o corpo,ou seja  ela parte da ideia de que quando o corpo tem fome..você deve comer...evitando assim excessos volumosos em seus pratos durante as refeições. Familiar...sim familiar aquele conceito de que devemos comer a cada três horas. (conceitos retirados deste site http://pratoaoquadrado.wordpress.com/category/finger-food/) .
Fora os fingerfoods, nouvelle couzine, junkfood...que a essa altura do campeonato se você não conhece...é melhor desistir de fazer gastronomia.
Não me conformo, não me conformo e não me conformo..de ter conhecimento parco...não entendo como uma faculdade de gastronomia..não ensina , não apresenta essas tendências...e se preocupa tanto com por menores. Não entra na minha cabeça não termos uma matéria sobre Gardmanger e molhos diversos...putz...como é que você vai fazer uma entrada legal se vc se quer aprendeu a fazer saladas bacanas e a infinidade de molhos que existem? 
Só na Ufba..não é mesmo...?
Bom, espero estar enganada e vir aqui pedir desculpas, perdão, penico..ou qualquer outra coisa...
Estou apostando minhas fichas nesse semestre...não que ele venha a suprir as carências dos outros..poruqe acho que isso não vai acontecer..mas que ele seja mais completo e complexo...mais dinâmico e mais objetivo...
Mas de ante mão..já estou me preparando psicologicamente e financeiramente pra fazer um curso desses que vai me custar os olhos da cara...pra poder me sentir segura em relação a uma série de aspectos na gastronomia.

Nenhum comentário: