segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Cozinhar ou não cozinhar...that´s the question?
Pelo amor de  Deus, God, Jeová, Alá ou qualquer que seja o nome dado a Ele que sua religião admite...não estou aqui dizendo que estou em dúvidas se quero ou não cozinhar na minha vida. Estou divagando em pensamentos soltos se quero Cozinhar (para alguém) ou se não quero (cozinhar para alguém), se quero Cozinhar (no meu restaurante) ou se não quero cozinhar (no meu restaurante).
Dizem as pessoas que me conhecem, que eu sou do tipo de ficar a frente da cozinha, do tipo chefiar e treinar uma equipe e apenas supervisionar a coisa pronta.
Dizem, outra ramificação de amigos, que eu sou mais de ir pra cozinha e fazer as coisas...
E ainda tem aqueles que acreditam piamente que a minha vocação é para o ensino.
Quem tá certo? 
Sei lá...acho que todos estão um pouco certos...ou não?
Minha personalidade e tudo que já vivi em minha vida, sobretudo a experiência em administração, financeiro, RH, almoxarifado e compras, vai me fazer de fato uma dona de estabelecimento completa...ou no minimo uma excelente gerente.
Cozinhar ou não cozinhar...não faria diferença...se o restaurante, lanchonete ou cacete armado..for meu.
O fato é, explico, que não dá pra se pensar em ser dono de algo, sem ter algumas noções complementares, sobretudo como as descritas acima. E é com pesar que digo, que faculdade não vai lhe dar conhecimento suficiente pra entender todas as etapas de uma organização...vais ver uma pincelada de cada coisa e no mais é: se vire!
Cozinhar..é mais fácil...vai de dom e de gosto mesmo...técnicas..livros ensinam, aulas no youtube também e professor te dá um apoio nesse quesito.
Mas a verdadeira arte de cozinhar é sua...você tem que ter bom senso em aplicar a técnica certa no ingrediente escolhido, você te que conhecer os sabores e consequentemente saber o que combina com o que...o que não combina...isso fica legal..isso não fica...ou seja, são coisas que dependem só e unicamente de você.
Professor não vai lhe ensinar isso...vai lhe mostrar o caminho, mas o gosto é seu...nem sempre tudo que é bom e gostoso pro professor vai ser bom e gostoso pra vc.
haja visto que  99% dos professores de gastronomia acham cordeiro um prato saboroso e pra mim..pode passar longe..porque tudo que faz Béé..pra mim é detestável. É gosto. Não se discute isso.
Tomar a iniciativa de ser dono do seu próprio negocio..é para poucos. Num mundo repleto de fazedores de receitas, donos de restaurantes...a concorrência para os novatos é desleal.
Ainda tem o agravante de que aqui, em terras soteropolitanas, o paladar das pessoas ainda é pra escondidinho, acarajé, pititinga frita, lambreta, caranguejo  feijoada...nada contra..adoro tudo, mas a verdade é que somos um estado que estamos muito aquém do paladar de um rio de janeiro e de são paulo, onde as pessoas de fato sabem comer e saborear uma boa comida.
Mas isso está mudando...estamos engatinhando ainda...não podemos perder a esperança...mas quando de fato o baiano estará apto e entender e degustar outras comidas alem do trivial ao qual foi acostumado?
Rezemos ao senhor que seja em breve...que isso aconteça logo e que sejamos abençoados por todos os santos com uma leva de consumidores exigentes e gourmet .que exijam qualidade de atendimento em todo e qualquer lugar que ele vá.
Desculpem me dizer isso, mas conta-se nos dedos os restaurantes que servem comida boa aqui...no mais o que vivemos são modismos..tem tanto lugar "dito" maravilhoso que tem comida ruim e tanto lugar ruim que serve coisa boa.
Fiquei indignada com um tal de Mar na boca que fica na vitoria..uma propaganda da porra, painel de Bell Borba e o escambau, o dono é um italiano apaixonado pela Bahia. Os pratos cheios de nomes bonitos..pois bem.
Chego lá...eu e minha família...nos apresentam um cardápio, o garçom gentil disse que se não tiver algo que nos sirva nesse cardápio ele pode pedir algo pra cozinha. Questionei: não entendi? Ele responde: temos outras opções que também saem que não estão nesse cardápio...é que pra cada dia temos um cardápio especifico. 
Pensei alto, bom pra que eu possa escolher outra opção você tem que me trazer todos os cardápios da semana..porque eu não vou adivinhar...não sou vidente, nem tão pouco frequentadora assídua pra saber o que tem lá.
Pois bem...engoli a seco...o famoso tem mais acabou fazia parte da lista...e como ja estava enjoada de comer risotto, escolhi um prato de filet alto com batatas e aspargos frescos.
Estávamos esperando quando somos agraciados com uma "gracinha do chef"...Gaspacho uma sopa fria, que tinha gosto de qualquer coisa menos de gaspacho..e tava mais apático do que a minha pele branca. O gaspacho tem uma cor vermelha bonita..que estava longe daquela caldo feio e sem sal que nos serviram.
Legal mesmo foi chegar o meu pedido e tcharam...vir sem o aspargos frescos.
Questionei, cadê?
O garçom me pede desculpas e diz que vai providenciar...cinco minutos depois ele volta com aspargos em conserva, que foi salteado com manteiga e me diz que esses eram os aspargos frescos...puta que p@riu...
Classificação nota 9 no veja salvador, viu?
Ou seja comida pra quem não entende porra nenhuma de comida...vá enganar os bestas...a mim não.
Pois é...isso acontece porque as pessoas não sabem comer, porque não conhecem alguns ingredientes e porque tem sempre um esperto que vai lhe vender gato por lebre.
Antes de sermos donos de restaurante, é preciso se pensar se os consumidores vão saber gostar do q você está pra oferecer...
enquanto tivermos uma pequena parcela de consumidores que sabem comer bem...nenhum restaurante novo vai conseguir se estabelecer..para o além do modismo de 4 ou 6 meses...fecharam todos...é fato.
Precisamos ensinar, isso mesmo ensinar ao nossos amigos, familiares..e pessoas próximas...precisamos apresentar novos ingredientes, precisamo despertar a curiosidade deles para novos sabores e assim de pouquinho em pouquinho contribuir para que as pessoas tenham um conhecimento além do que ja estão acostumados.
pensem nisso...com carinho...lembre-se que antes da faculdade você talvez não tivesse conhecimento de metade dos ingredientes que existem..mas que hoje..você conhece...cultive dentro de você...proporcionar as pessoas...esse conhecimento também...o futuro dos futuros donos de restaurante agradece.
 


Nenhum comentário: