sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"...ahhh, que bom você chegou...bem vindo a Salvador, coração do Brasil.., vem você vai conhecer a cidade..."

Linda a música, não é? Também gosto...
Mas quem de verdade, soteropolitano ou não, quer que alguém venha conhecer a cidade, a soteropólis da forma atual na qual se encontra?
Pelo amor dos meus filhinhos que nem tive...eu tenho até vergonha da cidade como está e por que não dizer, (e digo mesmo) das pessoas que aqui vivem...essa baianidade nagô..que é linda em algumas horas (a maior parte do tempo) mas tem horas que vamos respeitar.
Essa mania absurda de mal tratar as pessoas, parece ter virado uma máxima, nos dias atuais.
Ninguém ta nem ai...ta todo mundo se lixando pro outros...e como se diz, ainda, em bom baianêz : farinha pouca, meu pirão primeiro".
To mentindo? 
Todo mundo aqui quer tirar onda de porreta...eu sou o melhor, eu faço, eu posso, eu vou...eu sou isso, eu sou assado...tenho um rei na barriga e pronto..lascou-se quem está na sua frente ou ao seu lado.
Coletividade, companheirismo, cumplicidade, ética, profissionalismo, bom humor, solidariedade, ser cidadão... "isso é a mais pura utopia em terras soteropolitanas.
Tá bom ok? Desculpe, não quero ofender aos que tem 4 dessas características...o que já o torna um ser humano digno de entrar pela porta da frente no paraíso...mas a verdade é dura e eu sou mais ainda quando quero: alguém ter tudo isso, que foi descrito acima, não necessariamente nessa mesma ordem,,aqui..here...não acredito...desculpem-me a honestidade.
Eu não tenho, você que esta lendo (ops, se é que alguém me lê) também não tem e nem venha com essa chorumela de que você tem, porque no fundo você...muito melhor do que eu..sabe que não.
Ultimamente tem sido um terror andar pelas ruas da minha cidade, cidade esta motivo de muito orgulho durante anos da minha vida...mas que hoje me deixam saudosista, (e olhe que nem sou tão velha assim)..com as coisas que já vivi.
Antigamente as pessoas de um mesmo prédio se conheciam, era bom dia, bolinhos, cafezinhos, conversas informais, festinhas...e outros afins...que reuniam as pessoas que moravam no mesmo edifício  Hoje quem souber o nome de 3 dos seus vizinhos é o cara mais popular do seu prédio. Isso sem falar que ninguém se cumprimenta..bom dia..coisa rara de se ouvir. Edifícios..estão ficando É difícil..separado mesmo.
Outro dia me deparei com um policial na minha porta, questionei o que ele estava fazendo ali, disse que foi chamado para acalmar a barulhenta da minha vizinha que faz questão de expor "em alto e bom tom" sua vida conjugal...ou melhor a falta de vida conjugal, porque eu nem sei o nome do marido dela, mas já sei que ele não cumpre suas obrigações.
Você vai ao shopping passa raiva, baiano não anda em shopping..baiano se arrasta...porra...é triste! Se você não estiver bem vestido, como as patricinhas da barra que frequentam o shopping, os vendedores de loja te olham com desdenho...fulminando você como quem diz: o que esse maltrapilho faz aqui...?
As pessoas te julgam pelo que veste..pelo relógio bacana que esta no braço ou pela lupa no rosto. Agora a gente tem que andar com o extrato da conta do banco pregado na testa pra mostrar que me visto assim porque quero, porque estou no meu dia de folga enquanto que você, fdp, está trabalhando, mas eu tenho dinheiro na conta..ta vendo?
Mas não tem humilhação maior do que sentar em um restaurante, um barzinho, lanchonete, cacete armado..o que for...
Ser atendido por um garçom é de matar. Parece que  você está fazendo o favor pra ele de estar ali...ser gentil e educado com a pessoa que esta ali sentada, filho isso só se vê em Hollywood..porque aqui o buraco é mais do que embaixo.
As pessoas tem que implorar pro garçom chegar na sua mesa, quando o faz chega de cara feia, anota o seu pedido com a cara mais feia ainda, demora de chegar,  e algumas vezes demora tanto que quando você, já farto, questiona o motivo da demora, ouve: tinha mas acabou. Bonito né?
Lindo...eu acho lindo...99 entre os 100 tipos diferentes de barzinho, restaurante..tem em seu cardápio o famoso: tem mais acabou.
Andar pelas ruas de Salvador esta cada vez pior...uma hora são pelos buracos na pista, outras horas pelos engarrafamentos constantes, ou pelo excesso de lixo que estão nas calçadas que fazem com que os pedestres andem no meio da rua...quer ver isso?
Vá pra barra, ande na orla..dirija até itapoãn e depois me diga a sensação.
Minha cidade é linda, mas as circunstâncias e nos mesmos estamos tornando a cidade feia.
Não quero mais escrever...me bateu um desânimo enorme agora...um saudade do tempo em que eu era menina, que andava pela barra com as pessoas me cumprimentando, com as ruas limpas, sem muito barulho...estou longe de ver isso de novo...mas quem sabe um dia na próxima encarnação..eu ainda possa ver uma salvador melhor e um mundo mais humano.

Nenhum comentário: