terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Enveredei meus caminhos no lado "doce" da gastronomia.
Resolvi em uma noite de sábado, depois de abortado todos os convites para sair, preparar algo doce.
Fiquei meio em dúvida do que faria, mas dadas as opções de que não havia feito mercado e que estava com
a geladeira carente de algumas coisas...sobrou-me a opção de fazer uma torta de maça com pêssegos.
Ok..partindo do principio de que não tenho recursos..ops digo utensílios para doces, optei por utilizar os meus pirex quadrados para fazer a tal experiência.
Separei tudo, as maças, a farinha de trigo, os ovos (eca),canela, açúcar, cravo e todo o material que constava na imensa lista de receita.
Feito isso parti para as medidas e fui buscar em meu enorme (hoje) kit de gastronomia os medidores para evitar que os ingrediente fossem colocados a mais ou a menos.
Afinal, receita tem medidas e no olhometro mesmo só me arrisco a fazer coisas salgadas...
Primeiro fiz a massa..aquela que chamam de podre e me esbarrei no primeiro obstáculo...manteiga.
Na falta da manteiga sem sal foi a com sal mesmo (venha cá que é que em sã consciência compra manteiga sem sal??!!!)
Beleza..pronta a massa..filmito e geladeira.
Segunda etapa...o creme de ovos que tem um nome chique que não me lembro agora (fico devendo essa) e ai o segundo tombo.
Fava de baunilha...(onde e em que lugar podemos encontrar aqui essa preciosidade mesmo???) sei lá foi usada a velha e boa essência.
Pois bem..fui a luta..porque fatalmente quebrar ovos é uma luta árdua e ainda por cima ter que separar a clara da gema...com aquele treco branco que tem no meio do ovo que e nem sei o que é nem quero muito menos saber.
Depois enquanto o leite ferver..aja braço pra bater os ovos juntos com os outros ingredientes pra dar uma mistura homogênea e bem clarinha. Resultado disso, alguns milímetros de músculos e um leite derramado no fogão...
Meio mundo de porra depois, limpo tudo e preparo o ritual do creme para ser colocado na geladeira..filmito por cima...para evitar que ele crie uma nata,bem grudadinho no creme.
Terceiro..as frutas..as maças...no caso à maça..porque só tinha uma filha de Deus abençoada e para alegria geral uma lata de pêssego para salvar a pátria.
Cortei as maças em laminas bem finas na base da faca..ficaram perfeitas já os pêssegos não posso dizer a mesma coisa, mas enfim...tudo certo.
Viadagem da água com limão para não escurecer as maças, preparar a panela para leva-las ao fogo..ok.
Depois o mesmo ritual para o pessego...reservei tudo e fui fumar um cigarro porque sou filha de Deus né?
Ahh esqueci de dizer que tive que ligar algumas vezes para a profª para saber o ponto da essência de baunilha e outras minúcias...pois o medo batia as vezes.
Algumas horas depois tiro a massa...pego meu rolo novinho em folha pra abrir e preparar a massa para ser colocada na forma quadrada.
Não ria não que é serio..torta quadrada é um erro mas dada as circunstância era a melhor opção.
Pronto..preparei tudo direitinho. levei ao forno pre aquecido por 20 miuntos, cronometrados com um cafezinhno.
Coloquei o creme de maneira uniforme e fiz uma decoração meio catroca mas era o que tinha e forno mais 10 minutos. Tirei do forno é as pessoas em casa já queriam cair matando.
Proibi todo mundo de comer e coloquei-a no geladeira para ser servida no dia seguinte mais saborosa.
A cara ficou ótima e o gosto, para mim que não sou fã de doce, tava perfeita.
Achei q a essência iria dominar o sabor mas a medida foi precisa e ela estava no ponto.
Até que não fui tão mal para a minha primeira investida e contrariando as regras..até que gostei de fazer algo bem diferente.
Que venha a próxima..dessa vez com mais material e com as formas certas.

Nenhum comentário: